sábado, 24 de dezembro de 2011

É Natal, é Natal...


E é com os olhos marejados que começo este Natal sem grande sentimento sentido. Deu-me para a lamechice, a lágrima fácil. Deve ser fruto da época. A catadupa de elogios proferidos não ajuda a manter a tão esperada compustura. A máscara caiu e hoje vai ser um dia de trabalho passado a morder os lábios. À noite estoura-se o saldo em vários telefonemas para as pessoas que realmente contam e que hoje, mais uma vez, vão estar tão longe. Eu vou estar tão longe destas minhas pessoas. E mais lágrimas para ajudar à festa entre sorrisos e promessas e muitos sonhos.
Feliz Natal!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Dia de cão...

Foi muito pior que isso. Estiveram presentes todos os animais da selva. Uns verdadeiros selvagens. Esta gente sem escrúpulos que se move (e vende) ao som dos biliões. Só porque têm muito (falta de carácter, principalmente) pensam que controlam tudo e todos. E a verdade é que o fazem. Todos os dias. Hoje deixaram-me a cabeça em papa, em água, desfeita. Acho que fiquei mesmo sem cabeça. A vontade de bater com a porta, de virar a página de mandá-los para todos os lugares hortícolas que me viessem à ideia é pouco. É muito pouco. 
Gentinha burra que vive na era soviética e que pensa que manipula o mundo pelo medo. E a verdade é que o faz. Todos os dias. Soluções irrazoáveis, incompatíveis, ilegais não amolecem corações de ferro. A cortina ainda está presente. No sentido inverso. Não pertencem. Não fazem parte. E vai levar muitos anos a chegarem à essa outra realidade. A nossa. A actual. Só têm biliões. É só mesmo isso. Falta tudo o resto.
Em vésperas de Natal, que para eles representa 0, estamos (estrangeiros) aqui a dar os três litros. Porque eles não o sabem fazer. Demasiado corruptos. Demasiado vendáveis. Demasiado ignorantes. Olhos vendados (pelo tecido que sobrou da cortina). Burros!
E chego ao fim do dia com o coração apertado porque fiz o máximo e não agradou. E chega-se a um compromisso nada adequado, mas o possível. E falta o ânimo para o dia seguinte. E há o dia seguinte. E não há abraços nem beijos da família ou amigos. Só desta família que já foi adoptada mas... sabe a muito pouco.
Antes de morrer na praia, envia-se um último email. O derradeiro estalar das pipocas ameaça destruir a panelinha (a palavra foi mesmo sua, seu palerma!). E a luz ao fundo do túnel acende-se. E há esperança. E corda à volta do pescoço rebenta. E sou livre. E estou aqui estou a voltar para os produtos hortícolas ou outros bem mais apropriados. E amanhã é outro dia e até parece que é Natal e o meu presente foi o melhor que podia ter desejado e recebido (acompanhado de um puxão de orelhas iluminado, confesso!).
E com outra alma, outra vontade, despeço-me deste dia confiante que amanhã será muito mas muito melhor. Sem medos. É para avançar.
Feliz Natal!

Infelizmente...


... continua muito actual! Na Etiópia, na Somália, na Eritreia, no Sudão, no Quénia, no Uganda, no Djibuti e em muitos outros lugares... mas não é preciso ir assim tão longe assim!!! A fome mora em todos os países. As profundas desigualdades na distribuição da riqueza no mundo, a corrupção e o egoísmo dos muito poderosos, o esbanjamento de recursos nos países mais ricos, o consumismo exacerbado e a qualquer preço, as jogadas políticas e económicas com interesses muito peculiares atingiram actualmente proporções chocantes que afectam milhões de pessoas que morrem à fome. Todos os dias. Depois... no Natal lembramo-nos dos mais desfavorecidos e desafortunados e acabamos por agradecer não sermos nós a passar por tais demandas... mas durante o resto do ano... olhamos para o umbigo!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Diz que sim...

... e de repente dizem que é Natal e o Inverno já chegou e tuditudi! Tenho que acreditar embora ainda não tenha vivido sentido nada... (lá está a história do compromisso!).

sábado, 17 de dezembro de 2011

Coração sofre...

Estes caíram-me nos braços (em sentido figurado, claro está!). É uma longa história mas desprovida de qualquer interesse e envolve arritmias e tudo. Não vale a pena reviver a angústia. Afinal dizem que tudo está bem quando acaba bem, n'est-ce pas?

In love...

... por este senhor designer, o diabo em figura de gente! Muitas outras peças agarraram-se ao coração da minha pessoa, muito em especial a colecção Utopia e Charade. Com a desculpa esfarrapadíssima da casa nova, não resisti a mais duas tralhinhas que passaram a fazer parte dos meus dias e acabam, também, por contar a minha história.
P.S. - E só não se agarrou mais nada porque o excesso de bagagem não permitiu! Ui, ui, ui...

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Um presente de Natal...

Se eu tivesse, à porta da minha vida, duas caixinhas suficientemente grandes para pessoas, este coraçãozinho andava mais tranquilo. Andava, sim!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Eles inventam coisas...

... muito giras e funcionais (espera-se!). É uma galocha para sapatos. No fundo, é uma capa de borracha que se calça por cima do sapato para o proteger da chuva. Não só o torna impermeável como, supostamente, mais confortável (diz o mulherio que já experimentou). Esta "trench coat" para saltos altos não estraga o sapato, aliás prolonga-lhe a vida e parece que evita aterragens de emergência!!! Claro que ainda não está disponível em Portugal, mas é possível comprar online no site da marca - Swims -. Lá que são giros, são! E se é para manter os sapatos em melhores condições durante mais tempo, pode ser que valha o investimento. A ver vamos (eu não vou ver grande coisa, porque o meu espírito americano leva-me a andar com sapatos confortáveis na rua e a trocar por outros quando a situação o obriga!). E, desta vez, incluíram os homens no público alvo, embora eu duvide da adesão dos machos a estas mariquices (até porque não são tão trendy), mas...

P.S. - Falta a galocha para enfiar o salto do sapato. É que a calçada portuguesa has no mercy quanto se zanga com os saltos.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Do outro mundo...

Eu, que não sou de superstições, destinos, coincidências ou astrologias, quer-me cá parecer que o cosmos está desalinhado e anda a fazer das dele. Eu até tinha grandes esperanças no ano de 2011 mas tenho para mim que não vai acabar lá essas coisas. Hum...

sábado, 10 de dezembro de 2011

???

Já fiz isto tudo! E agora?

Um desabafo...

Não gosto do tio Tom Cruise. Nem frito, nem cozido nem aos saltos no sofá da Oprah (ai que possidónio!). Já vi uma mão cheia de filmes com ele e nunca conseguiu convencer esta minha alma atravessada. Não vi todos os filmes com Sua Eminência porque não tenho a paciência necessária para tal. Aquele ar ai-que-giro-que-sou-mesmo-que-não-tenha-assim-tanto-talento-como-quero-fazer-crer faz-me bocejar (a reter: talvez uma cura para as minhas insónias!). Como ultimamente tenho andado muito achacadinha dos nervos e foi-me aconselhado não guardar nada para não correr o risco de um piripaque ou algo pior, pronto... já deitei cá para fora. É mesmo missão impossível digerir este senhor! E vem aí mais uma...

Quem tem amigos...

Presente virtual, acabadinho de receber, de uma amiga que não vejo desde Maio (aqueles breves minutos e dois dedos de conversa num encontro inesperado no hospital não contam. Não podem contar!!!) com a qual tenho um jantar combinado e adiado desde o mesmo dia.
Irónico? Não. Necessário, em overdose!!!

Sabedoria virtual...

As coisas que nos entram pela casa dentro desde que o mundo virtual compete com o mundo real em todas as frentes! Coisas sérias, coisas menos sérias, amores e desamores com mais ou menos humor, despedidas, presenças, enfim... uma verdadeira operação polvo!
E se dizem que uma imagem vale por mil palavras (nem sempre, nem sempre!), esta grita aos quatro ventos. Eu cá acho.
P.S. - Pena que os alemães sejam uns convenientes desmemoriados!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Dizem que mudar é bom...

Primeiras (e únicas) decorações de Natal perdidas na 1ª casa! A árvore ficou meia feita (ou desfeita) e o restante em caixotes com etiquetas. É o que dá mudanças fora de tempo e principalmente sem tempo! 
P.S. - Querido Pai Natal, as meias ficaram penduradas ao lado da lareira. Espero encontrá-las mais gordinhas quando chegar, sim?!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Pirosona...

Tenho:
Quero:
Eu sei, sou uma pirosona de primeira! Mas aqui faz muito frio e eu ainda estou a ressacar do susto de ontem e nada melhor que uma ida às comprecas para pôr as ideias em ordem. Tenho dito!

Ontem, hoje e amanhã...

Não tenho tempo para comer, dormir ou escrever... Em dez dias, almocei 4 vezes e jantei 1 vez! Tornei-me escrava do trabalho e perdi-me neste turbilhão desenfreado até ontem. Ontem acordaram-me deste torpor maligno. Ontem vi o túnel, a luz e um flashback. Ontem não fiz planos para hoje... mas devia! Ontem já passou mas podia ter ficado presa nele! Presa naquele charuto de metal que nos transporta rapidamente (mais ou menos) de um ponto para o outro. Que faz o tempo voar para a frente e para trás e deixa-me sempre com um bittersweet taste esquisito e difícil de explicar!
Ontem foi dia de vir para esta segunda casa. Dia este que se repete há mais de 4 anos. Mas ontem o destino quis que este dia fosse diferente. Quis que eu me lembrasse que a vida está a acontecer e é aqui e agora! E depois de 5 minutos de desespero acalmo-me e espero que os outros 25 aconteçam rápido e, se possível, com um final feliz! Ontem eu consegui chegar a hoje e hoje eu quero mudar o meu amanhã.