sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pobres, pobres, pobres...

... pobrezinhos de espírito e de uma tacanhez inversamente proporcional ao nosso tamanhinho! É o que nós somos. Nós, os portugueses!!! Se não me destaco por qualquer outra coisa, espero não ser este o troféu que traga para casa. A inveja é uma coisa tramada... e a Feiticeira resume de forma eloquente o que arde e queima o meu euzinho - Portugal é um penico cheio de invejosos!!! - noutro contexto, mas adaptável!
O que começou por ser uma amena cavaqueira entre amigos de longa data, transformou-se em debate de inveja pobrezinha e ridícula... E a gota de água que fez transbordar o copo e fez, também, perder a compostura de alguns intervenientes, foi ter sido mencionado um número. Um valor que refletia (hipoteticamente, mesmo hipoteticamente) um salário... Que um colaborador, alguma vez, pudesse ganhar mais que um chefe???!!! C'est pas possible... O ultraje dos ultrajes! Inaceitável, inexplicável, incompreensível! Pois, a empresa para a qual trabalho, é assim. E ainda bem que é assim. As variantes e variáveis são muitas e complexas, mas as pessoas são recompensadas em função da sua produtividade e não de um posto antigo e caduco. Mas, lá está, a empresa não é portuguesa! E sim, tenho a noção do quão previlegiada sou e agradeço todos os dias aos anjinhos, e sim, trabalho muito e muito e muito mesmo. Não me parece ser pela bonita cor dos meus olhos!
Eu sei que os ordenados em Portugal são vergonhosos... o que é chamado salário mínimo nacional é manifestamente insuficiente e indecente para uma vida digna, no meu entender. Mal chega para pagar a portagem obrigatória por passar por esta vidinha, mais para trás que para a frente. Quando se fala que estamos muito atrasados - em relação à Europa - não se pensa em investir mais em educação. Pilar base, na minha opinião, para o desenvolvimento de uma sociedade. Que quem não tem como pôr comida na mesa à família, como poderá preocupar-se com cultura, educação, investigação, motivação para mais e melhor! Claro, que há excepções. Mas e a regra? A regra não parece ser de três simples!!! Os valores não têm a mesma grandeza nem unidade.
O espírito parece ser o-vamos-acabar-com-os-ricos!!! Porque, já que eu não tenho, os outros também não podem ter! O avô, meu querido avô, diz o contrário. Porque querem acabar com os ricos? Vamos é acabar com os pobres... A inveja é mesmo uma coisa tramada... e corrosiva!

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da prespectiva de "acabar com os pobres e não com os ricos". A sabedoria decorrente da experiência sempre me fascinou. É uma prespectiva positiva, mas... se puxamos a manta para um dos lados, ela vai faltar do outro lada, é inevitável. :)

Papoila Bem Me Quer disse...

Verdade, mas pelo menos uma tendência mais positiva que a contrária...