quinta-feira, 22 de março de 2012

Exaurida...

... é uma palavra que já não ouvia há muitos anos. É uma palavra que não me lembro de ter usado sequer. E é uma palavra à qual eu acrescento algo ao seu significado. Exaurido é sinónimo de exausto, extenuado, enfraquecido, vazio, consumido, acabado. Eu acho que é isso tudo mas já a tocar o limite da loucura, tal é o cansaço da pessoa exaurida. Não sei bem porquê. É assim que entendo. Ao ouvir a palavra exaurida (sempre no feminino, também não sei explicar porquê), associo sempre a uma mulher à beira do colapso, de lógica duvidosa, manifestamente incapaz. É só a minha definição, ou melhor, a minha interpretação da palavra. Sem qualquer conhecimento mais profundo que possa sustentar tal argumento. É o meu português. Meu e da minha sinestesia (que inventa coisas e que me ataca desde sempre).
É assim que eu me sinto. Esgotada. Em linguagem mais credível: burnout, que eu traduzo livremente por queimadita de todo. Voilá!

2 comentários:

Anónimo disse...

É um sentimento partilhado por muitos, eu inclusive, independentemente das razões que levam à exaustão, mais ou menos complexas. O facto de a palavra aparecer mais frequentemente no feminino, talvez se explique por ser comum a referência à "pessoa", genericamente homens e mulheres, e não à mulher em particular. Percebo a sua analogia, talvez por haver mulheres (muitas) com grande capacidade de sacrifício e espirito de luta incansável, mas nunca será por serem incapazes, ou pelo menos mais incapazes que os homens.

Papoila Bem Me Quer disse...

A incapacidade referida é resultante do estado de exastão, não de qualquer outro tipo de incapacidade.